eSocial

O termo eSocial é usado para se referir ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Essa plataforma unifica a comunicação entre empregadores (empresas) e o Governo, em termos do envio de informações relativas aos colaboradores do negócio.

O objetivo do sistema é simplificar e facilitar o processo feito pelos empregadores para o envio dos dados trabalhistas, previdenciários e fiscais. Dessa forma, o eSocial substitui a entrega de formulários individuais para cada declaração.

Saber o que é o eSocial é importante porque todos os dados trabalhistas, fiscais e previdenciárias devem ser enviados ao Governo por meio desse sistema. As informações centralizadas no eSocial são:

Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
Livro de Registro de Empregados (LRE);
Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
Comunicação de Dispensa (CD);
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
Quadro de Horário de Trabalho (QHT);
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT (CAGED);
Guia de Recolhimento do FGTS (GRF);
Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD);
folha de pagamento;
Guia da Previdência Social (GPS).